Sindjus-DF participará, em Vitória, de debate sobre assédio moral no serviço público

Acontecerá nesta sexta e sábado (2 e 3/12), em Vitória/ES, o fórum de debates “O assédio moral no serviço público e a impunidade que destrói vidas”. Organizado por um grupo de servidores federais de vários estados, o seminário dará ênfase ao problema do assédio moral no Poder Judiciário.

O Sindjus-DF será representado pelos coordenadores Devair de Souza e Eldo Luiz Pereira. A coordenador Elcimara Souza também estará presente, representando a Fenajufe.

Segundo os organizadores, o fórum de debates terá o objetivo de mostrar a realidade do assédio moral no serviço público; elaborar proposta visando tornar mais justo e transparente o processo administrativo que investiga as ocorrências de assédio moral no Poder Judiciário; e a partir do resultado final, encaminhar o diagnóstico para todos os tribunais estaduais e federais em todo o país.

O evento é voltado a pesquisadores e professores na área do assédio moral, psicólogos e psiquiatras, além de dirigentes sindicais e servidores públicos. O advogado, psicólogo e professor da Unicamp Roberto Heloani conduzirá os debates ao longo dos dois dias.

O servidor do Judiciário Federal no Espírito Santo e pós-graduado em Direito, José Fernandes, um dos organizadores do evento, explica que até o momento já estão inscritas 40 pessoas, de 15 estados brasileiros, sendo a maioria servidores dos judiciários estaduais e federal. Segundo Fernandes, a ideia é realizar o segundo fórum de debates sobre o tema, em meados de fevereiro ou março, em alguma das capitais do Nordeste, com o objetivo de garantir que mais pessoas interessadas participem da discussão.