Sindjus-DF participará da reunião do Fonasefe em defesa dos servidores públicos

Os coordenadores do Sindjus Chico Vaz e Gilmar Saraiva vão participar, de 4 a 6 de agosto, da reunião ampliada do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), que acontece no Hotel Nacional, em Brasília. Costa Neto, que também é coordenador-geral do sindicato, participará do debate como dirigente da Fenajufe. Desse modo, a nossa categoria, aqui do DF, estará representada nas discussões que vão sedimentar uma plataforma de lutas e resistência.

O Sindjus entende que o encontro será um importante espaço de debate voltado à defesa do servidor público. Em um cenário onde os servidores estão na mira do governo, vistos como alvo para garantir o corte de gastos, é fundamental que haja união entre as diversas carreiras do funcionalismo. Embora o Judiciário e o MPU tenham particularidades, sofrendo, por exemplo, o enxugamento da Justiça Eleitoral, é importante que todos estejam alinhados contra essa política nacional onde o servidor foi escolhido para pagar o pato.

A retirada de direitos históricos, ameaçados pela sanção da Reforma Trabalhista e pela Reforma da Previdência, por exemplo, será um dos assuntos em destaque nessa edição do Fonasefe. Na abertura do evento (sexta-feira), a partir das 19h, a Fenajufe participará da mesa, juntamente com outras entidades, que vai traçar uma análise de conjuntura sobre o cenário atual. No sábado, haverá dois painéis, um sobre a Emenda Constitucional 95/16 (teto dos gastos públicos); e outro sobre as Reformas e seus impactos no Serviço Público. Ainda no sábado, grupos de trabalho vão construir estratégias de enfrentamento que, no domingo, serão apresentadas.

O Fonasefe foi criado em 2012 e atua desde então contra a retirada de direitos dos servidores federais e pela melhoria da qualidade dos serviços públicos.