Sindjus-DF adere ao movimento mundial Outubro Rosa

O Sindjus-DF se veste de rosa (logomarca e site) demonstrando sua adesão ao movimento mundial “Outubro Rosa”, visando chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.

Segundo pesquisas, o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo. No Brasil, as taxas de mortalidade por esse tipo de câncer continuam elevadas, principalmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Por isso, o autoexame das mamas e a mamografia são essenciais.

O Outubro Rosa surgiu na década de 1990, nos Estados Unidos, onde os estados faziam ações isoladas referentes ao assunto. Com a posterior aprovação do Congresso Americano, o mês de outubro se tornou o mês nacional de prevenção contra o câncer de mama no país. Para mobilizar a população americana sobre a importância da ação, as cidades começaram a se enfeitar com laços rosas, que viraram símbolo da campanha.

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa foi a iluminação em rosa do monumento conhecido como o Obelisco do Ibirapuera, localizado na capital de São Paulo, no dia 2 de outubro de 2002. A iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa. Desde então, a adesão ao movimento tem sido cada vez mais crescente com a participação de diversos órgãos públicos e entidades da sociedade civil.

🔥25 Total de Visualizações