SindjusEco: uma campanha do Sindjus-DF por um mundo mais sustentável

Nesta sexta-feira (21/09), comemora-se o Dia da Árvore, uma data que tem por objetivo principal gerar e ampliar a conscientização ambiental na sociedade. O Sindjus-DF tem atuado pensando na sustentabilidade do nosso ecossistema e em estimular a adoção de práticas saudáveis ao planeta. Para reforçar essa atuação, é lançada, nesta data tão significativa, a campanha: SindjusEco, um sindicato cada vez mais sustentável!Em pouco tempo de gestão, a nova Diretoria do Sindjus-DF, empossada no dia 25 de maio de 2018, já conseguiu implementar várias medidas com essa visão sustentável, tais como a diminuição e renovação da frota de veículos do sindicato, reduzindo assim os efeitos negativos causados pela poluição, e a redução do consumo de copos descartáveis na sede do sindicato, o que contribui para amenizar o grave problema do lixo plástico, que demora cerca de 400 anos para se decompor.Outra ação importante nessa área foi o investimento na comunicação digital, inclusive, com o lançamento de um aplicativo. Desse modo, os informativos só são impressos e distribuídos fisicamente quando há real necessidade desse tipo de abordagem. E todos ganham com isso, uma vez que a informação chega com muito mais rapidez aos servidores e a natureza também agradece.Ainda sobre esse tema, em 2017, o Sindjus-DF promoveu a revitalização do Cefis, com obras envolvendo, inclusive, o córrego, que foi cautelosamente cuidado e preservado. A coleta seletiva de lixo também é estimulada. Em tudo o que se trata do Centro de Formação e Integração Sindical, o sindicato atua pensando no conforto e na segurança dos servidores ao tempo em que se dedica à preservação da natureza.Um dos destaques do Cefis é, sem dúvida, sua área verde, utilizada para piquenique, camping e outras práticas esportivas ou de lazer que visam a interação em vários níveis dos frequentadores com o meio ambiente. Inclusive, está em estudo, como parte do SindjusEco, novas atividades envolvendo plantios de árvores feitos por filiados e seus filhos, de modo a estimular essa conscientização ecológica em todas as gerações.Importante destacar que as árvores auxiliam diretamente na qualidade do ar e na preservação dos mananciais. Dentre tantos frutos gerados, está o futuro do nosso planeta. Plantar ou cuidar de uma árvore é garantir que as próximas gerações sobrevivam com mais qualidade de vida.Neste dia 21 de setembro, às vésperas do início da Primavera, o Sindjus-DF convida você a plantar ou adotar uma árvore e semear essa ideia.