Sindjus-DF destaca a importância da prática de exercícios físicos dentro de casa durante a quarentena e dá dicas de apps

Seguindo com as orientações para o período de quarentena, o Sindjus-DF traz hoje dicas sobre atividade física, que é uma das melhores formas de controlar a ansiedade, manter a saúde em dia e a boa forma. As academias fecharam durante o período de isolamento social adotado por causa da covid-19, mas você pode e deve fazer exercícios físicos em casa.

Os exercícios físicos podem ajudar a manter a saúde emocional, contribuem para a imunidade e ajudam a manter o corpo saudável. São fundamentais também para ativar neurotransmissores importantes, tais como a serotonina, que diminui o estresse, a dopamina, que trabalha no humor, e a endorfina, fundamental ao nosso relaxamento.

Muitas pessoas preferem fazer sua prática física ao ar livre, mas a recomendação dos especialistas é evitar isso, por enquanto. Na rua, há o risco de ter contato com pessoas doentes ou encostar em superfícies infectadas. Além disso, sua prática pode incentivar outras pessoas e formar aglomerações.

Em casa, você pode, por exemplo, pular corda, fazer alongamento, polichinelo, abdominais, agachamento, etc. Improvisando, sacos de 1 quilo arroz ou feijão podem ser usados como peso.

Os idosos também podem fazer exercícios moderados, como de sentar e levantar e caminhar dentro de casa. O importante é se movimentar.

Há diversos aplicativos que podem lhe ajudar a se manter ativo nessa época, oferecendo diferentes modalidades e intensidades de exercícios. Segundo orientação de especialistas, opte sempre por aquela prática que mais se adapta ao seu perfil e, mesmo que você já treine, experimentar os níveis mais básicos ao começar a utilizá-la.

Confira a seguir cinco desses aplicativos, todos para Android e Iphone.

BTFit
Grátis (com versão paga), em português.
Do grupo Bodytech, o BTFit traz treinos para fazer em casa ou na academia. Ele permite que você tenha instruções em vídeo e séries para fazer exercícios sem nenhum equipamento. O aplicativo também traz programas voltados à definição muscular, perda de gordura e prática de ioga.

Seven
Grátis, em português.
O Seven é um aplicativo para quem não gosta de passar muito tempo se exercitando em casa. Ele traz treinos com duração de apenas sete minutos. Com pouco intervalo entre as atividades, o treino é intenso e voltado à queima de gordura. Quem quiser aumentar o tamanho do desafio pode realizar a série mais de uma vez.

Freeletics
Grátis (com versão paga), em português.
O Freeletics é um aplicativo que se propõe a ser o seu companheiro de treino. Além de contar com séries de exercícios com vídeos que mostram a execução correta dos movimentos, o app tem um personal trainer virtual na sua versão paga (70 reais por três meses; 130 reais por seis meses; ou 160 reais por um ano). A versão gratuita oferece acesso completo a alguns treinos que podem ser realizados em casa sem nenhum equipamento (embora seja adequado ter um colchonete).

Ioga Diária (Daily Yoga)
Grátis (com versão paga), em inglês.
O Daily Yoga é o aplicativo de ioga mais popular para celulares. Ele oferece séries de exercícios guiadas por voz e com músicas relaxantes. A versão gratuita do app traz sessões de atividades simples para iniciantes. Quem desejar ter acesso a treinos intermediários ou avançados precisará escolher um dos planos pagos oferecidos pelo aplicativo, a partir de 20 reais ao mês).

MadBarz
Grátis (com versão paga), em inglês.
O MadBarz tem treinos para fazer em casa com curta ou média duração. Podem ser de cinco a 45 minutos de atividades para aumento de força, ganho de massa muscular ou queima de gordura. O aplicativo pode ser usado gratuitamente, mas a versão paga (82 reais por três meses) tem vários outros programas de exercícios.

Yoga | Down Dog

Gratuito durante a quarentena.

Aplicativo para quem quer começar a praticar Yoga.  Ele explora as práticas de Vinyasa, Hatha, Suave, Restauradora, Yin, Ashtanga, Cadeira e Saudação ao Sol em mais de 60.000 configurações diferentes. O app também permite uma trilha sonora para a aula. A interface é simples de manusear, sem muito segredo.
🔥551 Total de Visualizações