O Sindjus-DF parabeniza os Assistentes Sociais, profissionais que atuam em prol da garantia dos direitos e da justiça social

Neste 15 de maio, data em que é comemorado o dia do Assistente Social, que colabora com a promoção do bem-estar social, o Sindjus-DF parabeniza todos esses profissionais, em especial os que atuam no Poder Judiciário e no MPU.

Trata-se de profissionais que trabalham em defesa dos direitos do cidadão compreendendo diferentes realidades e elaborando propostas e projetos voltados à melhoria da vida das pessoas, sobretudo, das menos favorecidas.

Cabe a esse profissional, por exemplo, elaborar estudos, pesquisas, pareceres sociais, laudos, projetos e relatórios. Pode ainda orientar grupos e famílias, organizar e administrar benefícios sociais.
A data escolhida para marcar a regulamentação da profissão no Brasil, que ocorreu em 1957, tem por objetivo dar visibilidade à categoria e suas reivindicações. Ao longo das décadas, não só a especialização dos assistentes sociais cresceu, mas também a demanda da sociedade por sua presença e atuação.

A Constituição Federal de 1988 estabeleceu os direitos dos cidadãos colocando como valores centrais da nossa sociedade, a igualdade, a inclusão, o respeito às diferenças e a proteção da população em situação de vulnerabilidade, evidenciando assim a necessidade e importância da atuação dos assistentes sociais.

No Judiciário e no Ministério Público, o trabalho desenvolvido pelo assistente social é de grande relevância subsidiando o trabalho de magistrados e promotores. Atuam, por exemplo nas Varas de Família elaborando laudos e pareceres sobre a dinâmica familiar das partes envolvidas em um processo. Representando um importante elo entre a sociedade e o Ministério Público, esses profissionais investigam uma denúncia e seus relatórios constituem-se em provas nos processos interpostos junto ao Poder Judiciário.

O Sindjus-DF parabeniza e agradece os assistentes sociais pelo trabalho ininterrupto por uma sociedade mais justa, pela igualdade e pela garantia do direito de todos, contribuindo de forma valorosa para o desenvolvimento social do País.

🔥632 Total de Visualizações