No Dia do Advogado, Sindjus-DF parabeniza esses profissionais e luta pelo direito de advogar dos servidores do PJU e MPU

Os advogados são essenciais à administração da justiça e à manutenção do Estado Democrático de Direito, atuando como defensores dos princípios e das garantias fundamentais da Constituição.
No dia 11 de agosto, celebramos no Brasil o Dia do Advogado. O Sindjus-DF parabeniza e homenageia esses profissionais que trabalham em defesa da Justiça e da Lei e fazem parte do dia a dia do Poder Judiciário e do MPU.

Por que 11 de agosto?
A data é em alusão à criação das duas primeiras faculdades de Direito no país, que aconteceu no ano de 1827. Naquele onze de agosto, D. Pedro I decretou a criação da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, na cidade de São Paulo, e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco.

Parabéns aos servidores bacharéis em direito
O Sindjus-DF parabeniza, de forma especial, os servidores do Poder Judiciário e do MPU que são bacharéis em Direito. Além do conhecimento ser fundamental para o exercício de suas atribuições no serviço público, muitos servidores têm paixão pela Advocacia, de modo que o Sindicato luta para que eles tenham o direito de advogar.

“Trata-se de uma luta antiga do Sindjus-DF, que tem ganhado corpo e conquistado apoios importantes. Inclusive, o Sindicato batalha para que o tema seja discutido de forma séria e aprovado pelo Fórum de Carreira criado recentemente pelo CNJ. Muitos projetos dessa natureza já foram apresentados no Congresso Nacional, mas não prosperaram por falta de vontade política.

Precisamos angariar o apoio do STF, dos tribunais superiores, do TJDFT, dos Conselhos Superiores e da PGR para conseguirmos transformar esse pleito em realidade, fazendo justiça aos analistas e demais servidores bacharéis em direito e que possuem OAB, e enriquecendo ainda mais a Advocacia brasileira”, afirmou Costa Neto.

Escritórios de Advocacia que atuam em defesa da categoria
O Sindjus-DF também presta sua homenagem a todos os escritórios de advocacia que têm atuado ao lado dos servidores e em defesa da nossa categoria, em especial ao escritório Ibaneis Advogados Associados, que tem acompanhado as demandas do Sindicato e angariado muitas vitórias para a categoria, seja de forma coletiva ou individual, já que filiados têm direito a ações particulares e a um atendimento personalizado com um dos melhores escritórios do País. Esse escritório atuou juntamente com a atual Diretoria na conquista dos Quintos e do RRA. Um trabalho conjunto de sucesso que merece respeito e aplausos.