Novembro Azul: Sindjus-DF alerta sobre a importância dos homens cuidarem da saúde

A pandemia de Covid-19 tomou conta dos noticiários e da preocupação das pessoas, trazendo-nos a necessidade de uma série de cuidados em nosso dia a dia. No entanto, não podemos nos esquecer de outras lutas importantes em prol da Saúde, como a luta contra o Câncer de Próstata que marca a campanha “Novembro Azul”, abraçada mais uma vez pelo Sindjus-DF.

A campanha mundial enfoca a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de próstata, e traz à tona a importância de os homens cuidarem da saúde de forma integral, pois culturalmente eles costumar dedicar menos atenção à saúde que as mulheres. E essa campanha busca mudar essa visão, difundindo a ideia de que o homem também precisa se cuidar sim.

Embora seja o tipo mais comum de câncer a afetar a população masculina, causando a morte de 28,6% dos homens, por medo, vergonha ou desconhecimento, muitos não dão a devida importância a esse assunto.

Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se que para cada ano sejam diagnosticados cerca de 68 mil novos casos de câncer de próstata, levando a morte 15 mil homens.

Quando combinados, os exames iniciais (sangue e toque retal) garantem o diagnóstico precoce da doença, que é o melhor remédio para combater o câncer.

Dessa forma, o Sindjus-DF salienta a importância do autocuidado, que é um gesto de amor. O homem cresce ouvindo que precisa ser forte, que não pode chorar, que necessita suportar tudo, porém, está na hora de ouvir que não é vergonha alguma se cuidar. Homens que se cuidam continuam sendo homens, porém, homens saudáveis e felizes