Primeiro dia do Curso de Delegados Sindicais aborda a dinâmica de negociação, empatia e estratégias de defesa da categoria

Pautado no compromisso de qualificar os delegados sindicais, para que eles possam melhor atender os filiados, o Sindjus promove, entre os dias 14 e 16 de abril, no Hotel Fazenda Vila Velluti, o Curso de Formação para Delegados Sindicais. Com diversas dinâmicas de grupo, momentos lúdicos e palestras, o curso abordou a perspectiva do filiado com relação à atuação dos delegados e estratégias para aprimorar o trabalho dos delegados junto à base.

Durante a abertura, o coordenador-geral do Sindjus, Costa Neto, reforçou o empenho do Sindicato em defender os interesses da categoria e melhor representar os sindicalizados. “Quero reforçar que estamos empenhados em oferecer um curso de qualidade, com palestras de profissionais renomados, para que vocês possam sair daqui mais preparados e motivados para atuar como representantes dos servidores”, disse.

O coordenador Abdias Trajano disse que o curso de formação é um espaço para trocas de experiências e aprendizados. “O Conselho de Delegados Sindicais de Base é muito importante para o nosso Sindicato e para a nossa categoria, assim como é importante a valorização de seus integrantes, inclusive, por meio de capacitações como esta que estamos começando a vivenciar”, destacou.

Para Chico Vaz, o curso é uma estratégia para fortalecer o conselho de delegados sindicais e de garantir a união para alcançar objetivos em comum. “Este é um momento para que possamos estar aprimorando os nossos conhecimentos, além de nos conhecermos melhor e congraçarmos”, pontuou.

O curso de delegados teve continuidade com a palestra do Subprocurador-Geral do Trabalho, Gerson Marques, que falou sobre práticas de integração do dirigente sindical. O palestrante ainda destacou a necessidade de desenvolver o fervor pela representação do seu sindicato.

Ainda na tarde de ontem aconteceu a palestra com a psicóloga Patrícia Braga, que realizou uma prática de mindfulness com os participantes e levou à análise dos pontos chaves do processo de autoconhecimento.  A palestrante ainda falou sobre empatia, simpatia e a importância de se desenvolver esses atributos para melhor atender os filiados.

Ao final, por meio de dinâmicas de grupo, a advogada Zilmara Alencar trabalhou estratégias de negociação e de defesa dos interesses da categoria.

A Curso de Delegados Sindicais terá continuidade durante todo este sábado (15/4) com cursos sobre negociação coletiva no serviço público, técnicas de comunicação e oratória, como usar as redes sociais e comunicação não-violenta.