1º de Maio: Sindjus parabeniza os trabalhadores e segue na luta por mais valorização e respeito

Neste 1º de Maio de 2023, o Sindjus parabeniza os trabalhadores e as trabalhadoras que, no setor público e na iniciativa privada, contribuem para o desenvolvimento do País. Todo trabalho é digno e cada trabalhador importa e merece ser respeitado e valorizado.

O 1º de Maio, Dia do Trabalhador, é uma data emblemática que pede uma reflexão sobre a pauta atual da classe trabalhadora e a necessidade de reforçar a luta diária pela manutenção do que já conquistamos e para abrir caminho para melhorias e novas conquistas. E, dia após dia, o Sindjus segue firme atuando em várias frentes contra retrocessos sociais e a retirada de direitos.

Inclusive, em março de 2023, o Sindjus se reuniu com um diretor da OIT (Organização Internacional do Trabalho) e se colocou à disposição para realização de ações conjuntas em prol da efetivação das Convenções Internacionais, visando melhorias nas condições de trabalho e proteção social não somente aos servidores do Judiciário e do Ministério Público, mas para toda a classe trabalhadora.

Importante recordar que nos últimos anos, o Sindjus atuou fortemente para impedir o desmantelamento da Justiça do Trabalho, que tem um papel essencial no sentido de manter o equilíbrio social, assegurar o cumprimento dos direitos trabalhistas e inibir abusos nas relações de trabalho.

 

O nosso Sindicato também combateu as reformas Trabalhista e Previdenciárias, que acabaram instituindo grandes retrocessos e inúmeros prejuízos. Depois de uma série de ataques, está na hora de se emplacar uma agenda positiva para a classe trabalhadora, que contemple, por exemplo, políticas efetivas de recomposição salarial, atenção à saúde e qualidade de vida, proteção dos direitos sociais e trabalhistas, geração de trabalho e renda, garantias do direito à negociação coletiva no setor público, equiparação salarial entre homens e mulheres para funções ou cargos idênticos, e fortalecimento dos sindicatos.

O Sindjus, que também teve um papel de protagonista na batalha para frear a PEC 32 no Congresso Nacional, segue atuando para que essa proposta de Reforma Administrativa extremamente nociva não só para os servidores públicos, mas para o conjunto de trabalhadores brasileiros e a população em geral, seja definitivamente arquivada. Temos uma batalha contínua contra a precarização do trabalho e dos serviços públicos.

Além de lutar pela pauta específica da nossa categoria, o Sindjus levanta a bandeira do fortalecimento e da devida valorização dos serviços e servidores públicos, e da classe trabalhadora em geral. Basta de ataques! Chega de sucateamento! Pelo fim do descaso! É preciso reconhecer o valor daqueles que trabalham e movem o Brasil, nas mais diferentes áreas.

Em 2022, o Sindjus foi um dos organizadores do evento nacional “Pensar Brasil” que discutiu junto com especialistas e presidenciáveis o futuro do trabalho no Brasil, discorrendo sobre temas pertinentes à classe trabalhadora. Foram dias de muitas reflexões sobre o mundo do trabalho e de propostas interessantes.

Neste 1º de Maio, o Sindjus parabeniza todos os trabalhadores e as trabalhadoras, em especial, os servidores e as servidoras do Poder Judiciário e do Ministério Público, reafirmando seu compromisso com a valorização permanente do conjunto da classe trabalhadora.

Honremos a nossa história de batalhas e conquistas e sigamos lutando juntos por dias melhores.

🔥203 Total de Visualizações