Sindjus participou da solenidade de comemoração dos 80 anos da CLT, realizada pelo TST

Os coordenadores-gerais do Sindjus Abdias Trajano, Chico Vaz e Costa Neto, juntamente com a coordenadora de Integração Sociocultural Gisele Sérgio, o coordenador de Formação e Relações Sindicais Marcos Mainieri, e a presidente da Astrisutra Janedir Morata, acompanharam a sessão solene comemorativa dos 80 anos da CLT, realizada, no dia 03 de maio, pelo Tribunal Superior do Trabalho.

O presidente do TST, ministro Lelio Bentes, realizou a abertura do evento, destacando em seu discurso as tentativas de precarização dos direitos sociais conquistados pelas lutas da classe trabalhadora. “Foi a CLT que deu aos trabalhadores brasileiros uma identidade e que contribuiu para a consolidação do Direito do Trabalho como ramo autônomo. Trata-se de prova viva do poder civilizatório do Direito do Trabalho como instrumento de organização e não de dominação”, afirmou.

Diversas autoridades prestigiaram o evento, tais como a presidente do STF, ministra Rosa Weber, a presidente do STJ, ministra Maria Thereza de Assis Moura, o ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e o procurador-geral do Ministério Público do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira.

Coordenadores do Sindjus tiveram a oportunidade de conversar com o Presidente do TST e do CSJT, ministro Lelio Bentes, e com diversos convidados, como a juíza auxiliar da presidência do CNJ, desembargadora Carmem Gonzalez.

Durante a sessão solene, foi lançado um selo comemorativo produzido pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos para marcar a data.

A sessão solene abriu o calendário comemorativo de atividades organizado pelo TST, em conjunto com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho, para comemorar os 80 anos da CLT durante o mês de maio.