Coordenador-geral do Sindjus compõe mesa de abertura do 81° Coptrel ao lado de Moraes, Ibaneis Rocha e Belinati

O Sindjus marcou presença na cerimônia de abertura do 81° Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), que aconteceu na noite desta quinta-feira (18/5), em Brasília. O coordenador-geral do Sindjus, Costa Neto, integrou a mesa de honra ao lado de autoridades como o presidente do TSE e ministro do STF, Alexandre de Moraes, o governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha, e o atual Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, Desembargador Roberval Belinati.

Com o presidente do TSE e ministro do STF, Alexandre Moraes

O evento tem como objetivo debater temas relevantes para a Justiça Eleitoral, como a segurança das urnas eletrônicas, o combate às fake news, a participação feminina na política e a reforma eleitoral. O encontro reúne os presidentes dos 27 tribunais regionais eleitorais do país e contou com a participação de palestrantes renomados.
Em seu discurso de abertura, Alexandre de Moraes ressaltou o papel da Justiça Eleitoral na defesa da democracia e elogiou o trabalho dos servidores. Ele afirmou que a Justiça Eleitoral é muito mais do que organizar e julgar as eleições, mas também um grande suporte na manutenção da ordem constitucional e da soberania popular.
“A Justiça Eleitoral é muito mais que organizar as Eleições, sendo que isso, todos nós sabemos, já não é pouco. A Justiça Eleitoral é muito mais do que julgar os casos concretos nas contendas eleitorais. A Justiça Eleitoral é muito mais do que julgar prestações de contas. A Justiça Eleitoral, na verdade é um grande suporte na manutenção da democracia na República Federativa do Brasil. Cada um de nós, cada um dos senhores, cada uma das senhoras, presidentes dos TRE´s todos os nossos juízes eleitorais, os servidores das Justiça Eleitoral, somos todos, na verdade, lutadores pela democracia no Brasil”, disse.

Com o Diretor-Geral, Eduardo Castro, o Chefe de gabinete da Presidência Edivaldo Santos, e o Procurador Regional Eleitoral Zilmar Drummond

O Presidente do Coptrel e do TRE-BA, Desembargador Roberto Maynard Frank, agradeceu a presença das autoridades e destacou a importância do encontro para o fortalecimento da Justiça Eleitoral. Ele disse que o evento é uma oportunidade para trocar experiências e buscar soluções para os desafios enfrentados pelos tribunais regionais eleitorais.

Com o presidente do TREDF, desembargador Belinati

“A presença de Vossas Excelências aqui valoriza ainda mais os debates e as discussões. Agradecemos pelo apoio e pelo compromisso com a consolidação de um sistema eleitoral cada vez mais justo, transparente e auditável.”
O Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, também parabenizou a Justiça Eleitoral pelo sucesso das eleições municipais de 2020 e afirmou que a democracia se faz no voto. Ele cumprimentou os presidentes dos regionais e os servidores da Justiça Eleitoral e disse que o Distrito Federal está de portas abertas para receber o evento.

com o governador do DF, Ibaneis Rocha

“Democracia se faz no voto”. Ao cumprimentar os presidentes dos regionais e os servidores da Justiça Eleitoral, o Governador acentuou que, desde o primeiro momento em que foi procurado pelo Presidente do TRE-DF para sediar o encontro, se colocou à disposição para colaborar com a realização do evento.

om o Desembargador Federal Souza Prudente

O Coordenador-Geral do Sindjus, Costa Neto, representou os servidores da Justiça Eleitoral e manifestou o apoio do sindicato às demandas da categoria. Ele disse que o Sindjus tem atuado em defesa dos direitos e das condições de trabalho dos servidores e que espera contar com o diálogo e a parceria dos presidentes dos tribunais regionais eleitorais.

Com o Desembargador Mário-Zam Belmiro

O 81° Encontro do Coptrel continua nesta sexta-feira (19/5), com uma programação variada de palestras e debates sobre temas de interesse da Justiça Eleitoral.

No início da manhã, o coordenador-geral do Sindjus Costa Neto fez palestra no Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais abordando o tema “Valorização do servidor e o papel do Sindicato”.