Coordenador-geral do Sindjus proferiu palestra sobre a valorização do servidor e a importância do Sindicato no 81º Coptrel

Na manhã de sexta-feira (19/5), em um momento histórico, o coordenador-geral do Sindjus Costa Neto proferiu a palestra “valorização do servidor e a importância do Sindicato”, no 81º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (81º Coptrel), que aconteceu na sede do TRE do Distrito Federal. A participação neste evento nacional reforça a credibilidade e o respeito conquistados pelo Sindjus nos últimos anos, sendo referência na representatividade dos servidores do Poder Judiciário e do MPU.
Costa Neto iniciou sua palestra após a abertura da reunião dos presidentes, feita pelo Presidente do TREDF, desembargador Roberval Belinati, e Presidente do COPTREL, desembargador Roberto Maynard Frank.

Durante 30 minutos, Costa Neto, que é servidor do TREDF, fez uma apresentação do Sindjus e do seu papel na defesa dos servidores do Poder Judiciário e do Ministério Público da União, relembrou lutas importantes do Sindicato que está prestes a completar 33 anos de existência e destacou conquistas e pontos prioritários da pauta atual da categoria, explanando sobre as principais demandas dos servidores.

Costa enfatizou a luta histórica do Sindjus pelo fortalecimento da Justiça Eleitoral e contra a extinção de mais de 900 zonas eleitorais em cidades do interior e 72 situadas nas capitais. Relembrou a atuação do Sindicato, que, na época, fez uma ampla campanha contra o estrangulamento e desmonte da estrutura da Justiça Eleitoral.
Enfatizou que a luta pela valorização dos servidores está atrelada à luta pelo fortalecimento das instituições e órgãos públicos e discorreu sobre a importância da Justiça Eleitoral e seu papel na consolidação da democracia brasileira e do Estado Democrático de Direito.

Chamou a atenção para o fato de que a Justiça Eleitoral é lembrada pela população no período das eleições, mas que o trabalho desenvolvido por este relevante ramo do Poder Judiciário é diário, destacando o compromisso e a responsabilidade dos servidores.

Costa Neto defendeu a necessidade de se fortalecer o Quadro de Pessoal da Justiça Eleitoral, explicando que a realidade atual de déficit de servidores tem acarretado sobrecarga de trabalho. Salientou a importância da iniciativa do TREDF de encaminhar ao TSE proposta de ampliação da força de trabalho do Tribunal, com a criação de novos cargos efetivos e funções comissionadas para a Corte, solicitando o envio de Projeto de Lei nesse sentido, e se comprometeu a colocar toda a estrutura do Sindjus para atuar no Congresso Nacional pela aprovação célere do PL.

Também defendeu, dentre outros pontos, a reestruturação da carreira dos servidores do Poder Judiciário, com apresentação de um novo Plano de Cargos, Carreira e Remuneração, a ampliação do regime de teletrabalho, políticas de qualificação dos servidores, novos concursos adotando a exigência de nível superior para o cargo de técnico judiciário, melhores condições de trabalho e mais qualidade de vida no ambiente de trabalho, a promoção da saúde mental dos servidores, investimentos na área de segurança, sobretudo depois dos ataques ao Poder Judiciário e à Justiça Eleitoral.

O coordenador-geral do Sindjus também destacou que a atual Diretoria do Sindicato prioriza o diálogo e a busca por soluções conjuntas que levem à valorização dos servidores e a uma prestação jurisdicional de excelência.

Costa Neto havia participado, na noite de quinta-feira (18/5), da abertura oficial do 81º Coptrel, compondo a mesa ao lado dos presidentes do Coptrel, TREDF, TSE, TJDFT e do governador do DF, além de outras autoridades.

Após a palestra de Costa Neto, a programação do Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais prosseguiu com discussões sobre diversos temas de interesse da Justiça Eleitoral e do Colégio de Presidentes. Ao final da sexta-feira, os presidentes ficaram de elaborar e apresentar a Carta de Brasília, reunindo as deliberações do 81º Coptrel. À noite, os presidentes dos TRE’s de todo o país e diversas autoridades foram recepcionados na residência oficial de Águas Claras para um jantar oferecido pelo governador Ibaneis Rocha. No evento, o Sindjus foi representado pelos Coordenadores Costa Neto e Ednete Bezerra.