Atuação do Sindjus no Senado resultou na apresentação de relatório favorável à aprovação do PL 2342/2022

A articulação do Sindjus junto aos senadores Izalci Lucas (PSDB/DF) e Weverton Rocha (PDT/MA) construída nesta quinta-feira (15/06) já deu resultado. O coordenador-geral do Sindicato Costa Neto esteve reunido com os senadores para atuar em prol da aprovação do PL 2342/2022 e do PL 1987/2023 no Senado e conseguiu um avanço importante.

O PL 2342/2022 cria cargos e funções no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o PL 1987/2023 cria funções comissionadas no TJDFT. Além disso, o PL 2342 foi aprovado na Câmara dos Deputados com emendas de interesse da categoria, como essencialidade dos cargos efetivos do PJU, não absorção dos quintos e transformação do AQ de 5% dos técnicos em VPNI. O Sindjus participou da construção de propostas e aprovação dessas emendas.

Diante da argumentação de Costa Neto em defesa desses pleitos, Izalci prontamente se comprometeu a trabalhar pela aprovação dos dois projetos. Demonstrando empenho, ligou, na presença do coordenador-geral do Sindjus, para o relator dessas matérias na Comissão de Constituição e Justiça, senador Weverton Rocha, que indicou a intenção de encaminhar a aprovação dos PL’s 2342 e 1987 no Senado Federal.

Após a reunião com Izalci, Costa Neto conversou pessoalmente com o senador Weverton Rocha, reforçando a urgência de se aprovar essas matérias. O senador compreendeu os argumentos do Sindjus e reafirmou seu compromisso com o Sindicato e com a nossa categoria.
Como resultado do trabalho do Sindjus, na noite desta quinta-feira, o senador Weverton Rocha ligou para o senador Izalci Lucas para informar que já apresentou seu parecer favorável à aprovação do Projeto de Lei nº 2.342, de 2022, na CCJ, garantindo as emendas de não absorção dos quintos, essencialidade dos cargos e transformação do AQ de 5% dos técnicos em VPNI.

O Sindjus continuará acompanhando essas tramitações e trabalhando pela aprovação desses PLs na CCJ e em seguida no plenário do Senado Federal.

Orgulho de ser Sindjus! Filie-se e fortaleça o seu Sindicato.