Sindjus participou da cerimônia que selou as regras da Mesa Nacional de Negociação Permanente

O Sindjus participou, nessa terça-feira (11/07), da cerimônia que instalou o protocolo que vai conduzir a Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), no edifício-sede do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), com a presença de ministros e representantes das nove pastas que compõem essa Mesa, além de dezenas de entidades representativas de servidores públicos. Os coordenadores Costa Neto e Ednete Bezerra acompanharam a assinatura da Portaria com o protocolo e o regimento interno da MNNP.

O protocolo da Mesa, que foi reaberta em fevereiro deste ano, estabelece os princípios e premissas que regem as relações funcionais e de trabalho no setor público, com o propósito de garantir espaço permanente, paritário, legítimo e democrático para a negociação coletiva no serviço público.

A ministra de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, afirmou: “é importante dizer que o protocolo e o regimento foram acordados com as entidades. Esse diálogo está muito aberto. Que esse rito seja valorizado. São 30 pessoas representando centrais e entidades representativas nesta mesa de negociação. Isso é para demonstrar a importância que a gente dá ao diálogo, ao respeito a todas as pautas dos servidores”. Esther Dweck também declarou que deve ser publicada em breve a criação do Grupo de Trabalho para regulamentação da Convenção 151 da OIT.

Além da ministra Esther Dweck, o evento teve a presença dos ministros Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência da República), Luiz Marinho (Trabalho), Camilo Santana (Educação); Nísia Trindade (Saúde). também esteve presente o secretário de Relações de Trabalho do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, José Lopes Feijóo, que coordena as discussões da Mesa. O ex-sindicalista é o atual responsável por liderar as negociações do governo com os servidores públicos.

“O Sindjus sempre defende o diálogo, o debate, a negociação. É muito importante haver um espaço permanente de discussão entre os servidores públicos e o governo federal. Reconhecemos que a reabertura desta Mesa é um passo importante na construção do diálogo e uma grande conquista para todos nós, mas vamos lutar para avançar ainda mais, aprimorando-a com a inclusão dos poderes Judiciário e Legislativo, uma vez que esta Mesa atualmente é voltada mais para as carreiras do Poder Executivo Federal”, afirmou Costa Neto.

Orgulho de Ser Sindjus. Filie-se e fortaleça o seu Sindicato.