Dia do Advogado: Sindjus parabeniza os advogados, destacando sua importância à justiça e à sociedade

Neste dia 11 de agosto, celebra-se, no Brasil, o Dia do Advogado, e o Sindjus aproveita a data para parabenizar todos os advogados, destacando a importância deste profissional para a administração da justiça e defesa dos direitos dos cidadãos. A palavra advogado tem origem no latim “ad vocatus”, que significa aquele que foi chamado para socorrer outro perante a Justiça” ou ainda “defensor”.

Na Grécia Antiga, foram considerados grandes advogados Demóstenes, Péricles, e Temístocles, entre outros, já que tinham ótima retórica e persuasão. No Brasil, o 11 de agosto foi estabelecido para comemorar a inauguração das duas primeiras escolas de Direito do Brasil, fundadas pelo Imperador D. Pedro I, instaladas em Olinda, no Mosteiro de São Bento e em São Paulo.

O exercício da advocacia contribui para o cumprimento da ordem jurídica e para o exercício da cidadania. O advogado dá voz ao cidadão que busca seus direitos perante a justiça. Essa profissão foi celebrada como indispensável à administração da justiça, no ano de 1988, com a Constituição Federal, em seu artigo 133.

O Sindjus homenageia ainda os servidores bacharéis em Direito, reafirmando seu compromisso com a luta pelo Direito de Advogar. Muitos servidores possuem o registro na OAB e têm um carinho especial pelo Direito, sonhando advogar um dia. O Sindicato tem batalhado para que essa demanda seja discutida no Fórum de Carreira do PJU e na comissão de Carreira do MPU, e levada ao Congresso para aprovação.

O Sindjus parabeniza ainda os profissionais do escritório Ibaneis Advocacia e Consultoria, cujo trabalho que realizam tem sido determinante na expansão de conquistas jurídicas da nossa base, como as execuções em andamento do RRA, dos 13,23% e dos Quintos. Parabéns aos profissionais de excelência que atuam nas causas coletivas da nossa categoria e também no dia a dia dos atendimentos de causas particulares, que é mais um benefício dos filiados Sindjus.