Sindjus se reúne com DG do STM para tratar do reajuste dos auxílios e convocação dos aprovados no último concurso

Na quinta-feira (11/01), os coordenadores do Sindjus Costa Neto, Cledo Vieira e Eiraldo Pimenta estiveram reunidos com o diretor-geral do Superior Tribunal Militar, José Carlos Nader Motta, para tratar da implementação ainda em janeiro do reajuste dos auxílios alimentação e creche e da convocação de concursados do certame vigente.

Concurso Vigente
O Sindjus solicitou informações sobre novas convocações relacionadas ao último concurso vigente do STM, realizado em 2017 e com prazo de validade previsto para até 29/01/2024, para aproveitamento do maior número de concursados possível em face da criação de novos cargos para o tribunal. Recentemente, uma comissão de aprovados buscou o apoio do Sindjus para esta causa.
O diretor-geral discorreu sobre o assunto e prestou informações detalhadas sobre o número de vagas e de concursados aproveitados ao longo do concurso. Informou que, até o momento, mais de 500 convocações foram feitas. Informou ainda que estudos estão sendo feitos para verificar as áreas de maior necessidade dentro do tribunal para a destinação dos cargos criados.

Implementação do reajuste nos Benefícios de auxílio alimentação e pré-escolar ainda em janeiro
Os coordenadores explanaram acerca do requerimento protocolizado pelo Sindjus no STF, CNJ, STM e demais tribunais superiores, TJDFT, CSJT e CJF no início de janeiro solicitando a implementação do reajuste dos auxílios alimentação e pré-escolar dos servidores do STM e de todo o Poder Judiciário ainda em janeiro. O Sindicato propôs a aplicação dos mesmos percentuais concedidos pelo Governo Federal aos servidores do Poder Executivo (52% para o auxílio alimentação e 51,06% para o auxílio pré-escolar).
O diretor-geral ouviu os argumentos dos coordenadores, que explicaram sobre a defasagem histórica desses benefícios e defenderam a isonomia no tratamento dessa questão com relação à implementação dos mesmos percentuais de reajuste entre os Poderes. José Carlos Nader então expressou apoio ao pleito do Sindjus, destacando que o STM possui orçamento para atender à demanda, mas que, em razão do tema ser objeto de Portaria Conjunta, estudos estão sendo feitos pelos órgãos para verificar qual percentual poderá ser suportado por todos. Informou ainda que os representantes dos Tribunais e Conselhos se reunirão em breve para tratar do tema.
A reunião transcorreu de forma produtiva, com amplo diálogo e compromisso mútuo em busca de soluções para as demandas apresentadas.
Para o coordenador-geral Costa Neto, a reunião foi importante para apresentar a pauta emergencial e fortalecer o canal de comunicação entre o Sindjus e a Administração do STM. “Colocamo-nos à disposição para trabalhar em conjunto com o STM visando assegurar o atendimento dos pleitos que apresentamos. Tivemos a oportunidade de discorrer com muita tranquilidade sobre cada questão e defender o fortalecimento do quadro do STM e a valorização da nossa categoria. Ficamos muito satisfeitos com a receptividade do diretor-geral e de sua equipe e vamos continuar atentos, acompanhando de perto o desdobramento dessas questões”.

🔥3.0 K Total de Visualizações