Dia 28/02: Dia Mundial de Combate às LER/DORT

Hoje, 28 de fevereiro, é o Dia Mundial de Combate às LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho). Essa data nos faz refletir sobre esses adoecimentos tão presentes no mundo do trabalho e que foram até, em muitos casos, intensificados durante a pandemia. Tanto espaços de trabalho inadequados quanto questões ligadas à organização do trabalho podem contribuir para o surgimento dessas doenças musculoesqueléticas.

De acordo com o Ministério da Saúde, LER/DORT são “danos decorrentes da utilização excessiva do sistema que movimenta o esqueleto humano e da falta de tempo para recuperação”. Dentre os sintomas estão o aparecimento, geralmente nos membros superiores, de dor, sensação de peso, queimação e fadiga. Lesões no ombro e inflamações em articulações e nos tecidos que cobrem os tendões estão entre os casos mais recorrentes.

Embora sejam doenças musculoesqueléticas, é importante olhar para a saúde mental, pois os trabalhadores e servidores públicos com LER/DORT podem apresentar quadros de depressão, por exemplo, em razão do sofrimento que vai da dor à dificuldade e, até mesmo, impossibilidade, de realizar certas tarefas.

O Ministério da Saúde constatou que as LER/DORT são as doenças que mais afetam os trabalhadores brasileiros. Embora pareça ter havido melhorias no mobiliário e equipamentos técnicos ao longo dos tempos, as condições organizacionais do trabalho ainda se baseiam em demandas elevadas com pausas reduzidas. Metas de produtividade e sobrecarga de trabalho acabam favorecendo o aparecimento e/ou agravamento de LER/DORT.

O Sindjus tem entre suas pautas de luta a busca por melhores condições de trabalho e mais qualidade de vida no trabalho.

A informação e o autocuidado são pilares fundamentais no combate às LER/DORT, bem como o acesso a serviços de saúde e o tratamento precoce. Atenção: a prática de ginástica laboral pode ajudar na prevenção das LER/DORT.

Fique atento! Ao perceber os sintomas, procure um médico.

 

 

🔥105 Total de Visualizações