Sindjus se reúne com o presidente do Conselho Deliberativo do Pró-Saúde/TJDFT para tratar da manutenção da rede credenciada hospitalar e da vacina da dengue

Na segunda-feira (26/02), os coordenadores do Sindjus Costa Neto, Francisco Xavier e Sônia Cardoso se reuniram com o presidente do Conselho Deliberativo do Pró-Saúde, desembargador Roberval Belinati, e com os gestores da Secretaria de Assistência e Benefícios – SEAB/TJDFT, Emília Nóbrega e Marco Sérgio. Participaram também da reunião o Juiz Auxiliar da Presidência do TRE/DF Pedro Yung-Tay Neto e o Chefe de Gabinete Edvaldo Guimarães Júnior, além do Assessor de Comunicação Fernando Veloso.

O desembargador Belinati informou que, na terça-feira (27), estava agendada uma reunião com o presidente eleito do TJDFT, Waldir Leôncio, para tratar dessa questão dos contratos do Pró-Saúde.

Segundo informações repassadas pelos gestores da SEAB durante a reunião, o Pró-Saúde permanece em processo de negociação para manutenção do contrato atual com o Hospital DF STAR, bem como para assinatura de novos contratos com o Hospital Santa Luzia, o Hospital Santa Helena e o Hospital do Coração do Brasil, tendo em vista que suas vigências já expiraram. Desde o início das negociações, o Pró-Saúde tem se empenhado para manter a prestação dos serviços dos hospitais da Rede D’Or, tendo apresentado contrapropostas para os 4 hospitais, que foram recusadas pela Rede D’Or. A negociação está em curso e o Pró-Saúde continua trabalhando e realizando esforços para avançar nas propostas, desde que isso não venha a causar desequilíbrio financeiro ao plano de saúde e consequente aumento das mensalidades.

Importante explicar que essa negociação teve início há cerca de um ano. Inicialmente, o Pró-Saúde e a Rede D’Or entraram em acordo em relação ao Hospital DF STAR. Entretanto, posteriormente, a Rede D’Or solicitou alterações nos termos contratuais e redução de glosas praticadas. A maioria das alterações contratuais solicitadas foi atendida pelo Pró-Saúde, sendo esclarecido que as glosas praticadas estão de acordo com regras contratuais e legais, mas, mesmo assim, o impasse se mantém.

O desembargador Belinati afirmou que a saúde é prioridade, que a negociação está em curso e que há o interesse por parte do tribunal de manter os serviços; que ambas as instituições têm interesse em se chegar a um acordo. Destacou ainda que todos os presidentes dos conselhos deliberativos dos planos de saúde dos tribunais superiores assinaram ofício conjuntamente e enviaram à Rede D’Or, esclarecendo que não será concedido aumento, além do reajuste anual de 4,3% previsto para março/2024, até que todos os tribunais promovam avaliação atuarial nos respectivos planos de saúde. Também informou que a rede de credenciados do Pró-Saúde é bastante ampla, com cerca de 350 prestadores de serviço de saúde, e que vem suprindo as demandas e atendendo a todos os beneficiários a contento.

Com relação ao pedido do Sindjus de o tribunal ofertar vacinas contra a dengue e adotar medidas preventivas e providências com relação à eliminação de focos do mosquito transmissor nos prédios do tribunal, foi informado que a questão está aguardando deliberação da presidência com relação à fonte de recursos. Relativamente às medidas preventivas e à eliminação de focos do mosquito transmissor nos prédios do tribunal, foi informado que todas as providências já foram adotadas.

“O Sindjus reforçou junto ao desembargador Roberval Belinati, presidente do Conselho Deliberativo do Pró-Saúde e aos servidores representantes do Pró-Saúde, a importância de unir esforços para a renovação desses contratos com a Rede D’Or e se colocou à disposição do tribunal para trabalhar em sintonia e contribuir no que for necessário, inclusive divulgando os informativos do Pró-Saúde sobre esse tema. A reunião foi muito importante e produtiva, pois foi realizada em um ambiente extremamente cordial e onde se estabeleceu o compromisso de se buscar soluções conjuntas e trabalhar em parceria em prol dos beneficiários do PRÓ-SAÚDE e dos servidores do TJDFT”, afirmou Costa Neto, que é coordenador-geral do Sindjus.

Orgulho de ser Sindjus. Filie-se e fortaleça o seu Sindicato.