Sindjus se reúne com DG do TRF1 para tratar da pauta da categoria

Na sexta-feira (1º/3), o Sindjus se reuniu com o diretor-geral do TRF1, Carlos Frederico Bezerra, para tratar de temas de interesse dos servidores do tribunal e da Justiça Federal, como teletrabalho e Quintos. Os coordenadores Costa Neto, Eiraldo Pimenta e Wallace Pereira representaram o Sindicato.

Teletrabalho
Os coordenadores defenderam o encaminhamento da proposta de aumento de 30% para 50% de servidores de TI em regime de teletrabalho, conforme deferido pelo presidente.
Segundo o DG, para realizar essa mudança é necessário alterar a resolução vigente. Contudo, o presidente do TRF1 já avalizou o pleito, que deve entrar na pauta da próxima sessão do Conselho de Administração.
Sem dúvida alguma, uma excelente notícia para os servidores. O Sindjus seguirá trabalhando pela viabilização da ampliação do percentual e do número de servidores em teletrabalho para todo o tribunal.

Não absorção dos Quintos
Os coordenadores argumentaram em favor dos servidores do CJF e da Justiça Federal que estão tendo prejuízos com a absorção dos Quintos pelas parcelas do reajuste da Lei 14.523/2023. O Sindjus, em face de possuir decisão judicial transitada em julgado sobre o tema e em razão da lei 14.687/2023, defende a não absorção dos Quintos e o pagamento aos servidores do retroativo desses valores descontados desde o início de 2023. O DG ficou de levar a questão ao presidente e intermediar o agendamento de uma reunião com o Sindjus para tratar desse tema.

Passivos dos Quintos
Os coordenadores trataram ainda da decisão do Conselho da Justiça Federal que determinou o pagamento aos servidores da JF dos passivos referentes aos quintos no período de 08/04/1998 a 05/09/2001.
O DG informou que o tribunal está providenciando um levantamento em relação aos servidores que têm direito e os respectivos valores. A Secretaria de Recursos Humanos está acompanhando todo esse processo, aguardando, inclusive, as orientações do CJF, quanto aos procedimentos de uniformização que devem ser adotados, além de esclarecer que não foi dado prazo final para apresentação dos cálculos administrativos.

Aplicativo Pró-Social – Carteira
O Sindjus discorreu sobre a importância da carteira digital e a necessidade de corrigir e atualizar o aplicativo, que não está funcionando bem. O DG afirmou que vai solicitar à Secretaria de Benefícios Sociais a correção do problema, de modo a modernizar o sistema e corrigir as falhas. Inclusive para incorporar a utilização de QR CODE.

Identidade Funcional Digital
Os dirigentes do Sindjus solicitaram ao DG a criação de aplicativo para a implantação da Carteira de Identidade Funcional Digital no âmbito do TRF1 e suas seccionais. Carlos Frederico se prontificou a dar encaminhamento ao pleito assim que o Sindjus protocolizar o pedido.

Auxílio-Saúde
O DG informou que o auxílio-saúde deverá ser implementado no TRF1 conforme regulamento do CJF. Destacou o esforço do tribunal nesse sentido e enfatizou que no ano passado foram devolvidas aos beneficiários a contribuição de outubro, novembro e dezembro e que a coparticipação de internação foi retirada. Informou ainda que a contribuição não vai ser reajustada.

Assento no Conselho Deliberativo do Pró-Social
O Sindjus solicitou a participação do Sindicato no Conselho Deliberativo do Pró-Social.

Vacina contra a dengue
Com relação à solicitação de extensão do reembolso da vacina aos inativos e dependentes, o DG deu a excelente notícia de que na última sessão do Conselho Deliberativo do Pró-social foi autorizado esse reembolso, podendo os beneficiários solicitar o reembolso com relação a quem já se vacinou, inclusive.

Ampliação dos convênios da Rede do Pró-Social
Os dirigentes solicitaram maior atenção à ampliação da rede de convênios na região Norte, em face de demanda apresentada pelos servidores e sugestão para o Pró-Social instituir convênio com a GEAP, de modo a reduzir o déficit. Foi informado ao Sindjus que está sendo ampliada a rede médico-hospitalar do Pró-Social e que, recentemente, houve uma visita ao Norte, no intuito de dar apoio as seccionais para fazerem mais credenciamentos e ampliar a rede. Foi informado que os servidores usam muito o Saúde-Caixa e Unimed e que são planos que atendem os beneficiários do Pró-Social nos Estados. O DG sugeriu também para que as seccionais solicitem o envio de diretores de Brasília para os Estados com déficit para ajudar no trabalho de ampliação da rede médico-hospitalar.

Adicional de Penosidade
O Sindjus defendeu a regulamentação do Adicional de Atividade Penosa no âmbito do Poder Judiciário da União, argumentando que no MPU isso já é uma realidade. Explicaram que esse adicional é muito importante no âmbito da 1ª Região dada a necessidade de se manter o servidor em regiões mais remotas e inóspitas.

Para o coordenador-geral do Sindjus, Costa Neto, “a reunião foi bastante proveitosa, no sentido de se apresentar várias demandas e ter a atenção do DG, que mostrou muito conhecimento e boa vontade em apresentar soluções com relação aos temas discutidos. Reforçando esse importante canal de diálogo, o Sindjus se dispôs a trabalhar em conjunto com a Administração do TRF1 nas questões relativas aos servidores, com objetivo de encontrar as melhores soluções possíveis para essas pautas”.

Orgulho de ser Sindjus. Filie-se e fortaleça o seu Sindicato.

🔥1.1 K Total de Visualizações