Sindjus reforça luta pela inclusão neste Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Com o objetivo de aumentar a conscientização da sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu, em 2007, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado todo 2 de abril. O Sindjus se une a inúmeras famílias de servidores do PJU e MPU e reafirma o seu compromisso com essa causa.

Em 2018, o Sindjus criou o Núcleo de Inclusão que trabalha por uma realidade inclusiva no âmbito do PJU e MPU por meio de campanhas de conscientização e outras ações. O Jurídico do Sindjus conseguiu vitórias importantes em relação à jornada especial para pais de autistas, que representa muito para o desenvolvimento da pessoa autista.

O Sindjus também tem uma parceria efetiva com o MOAB (Movimento Orgulho Autista Brasil). Juntos, lutaram pela criação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) na capital, pela inclusão das pessoas autistas no Censo, pela aprovação do projeto que resultou na lei que acrescentou a pessoa autista na relação de prioridade de atendimento.

Atualmente, o Sindicato segue atuando pela humanização das perícias médicas e pela efetivação dos direitos da pessoa autista.

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo se transformou em marco fundamental para disseminar informações sobre o transtorno neurológico, que se manifesta de diferentes formas, incluindo dificuldades de interação social e comportamentos repetitivos. Por este motivo, o TEA abrange uma ampla gama de graus, desde casos leves até mais graves. A imagem do quebra-cabeça foi escolhida como símbolo da causa pois representa a complexidade do TEA.

O Sindjus repudia toda e qualquer forma de preconceito e discriminação. Reconhecer e apoiar as pessoas autistas é essencial para promover a inclusão e a compreensão. Vale ressaltar que o TEA não tem cura, mas um acompanhamento adequado e precoce pode ajudar a suavizar os sintomas.

De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde, aproximadamente uma em cada 160 crianças possui o TEA, que é um transtorno neurológico.

Neste Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o Sindjus alerta para o fato de que a luta pela inclusão é uma luta contínua. E a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista é um passo importante para uma realidade mais inclusiva.

Orgulho de ser Sindjus! Filie-se e fortaleça o seu Sindicato.