Sindjus divulga tutorial para ajudar quem recebeu RRA a fazer a Declaração de Imposto de Renda 2024
Está aberto o prazo para entrega da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2024 (ano-base 2023), que vai até o dia 31 de maio, e o Sindjus traz algumas informações importantes para orientar os servidores do Poder Judiciário e do MPU que receberam valores referentes ao RRA em 2023.
Os rendimentos recebidos acumuladamente (RRA), por qualquer contribuinte do Imposto de Renda, devem ser mencionados na declaração anual do tributo. A quantia acumulada deve ser incluída na declaração do ano-calendário em que o recebimento aconteceu, ou seja, quando os valores acumulados, realmente, caíram na conta do contribuinte.
Os rendimentos recebidos acumuladamente possuem uma aba própria dentro do programa da declaração do Imposto de Renda, disponibilizado pela Receita Federal, sendo a aba apropriada para lançar esse tipo de receita.
Importante: deve ser informado apenas os rendimentos recebidos no ano calendário de 2023, que teve os valores calculados na forma de RRA.
Quanto aos valores recebidos do imposto de renda após o recálculo na forma RRA dos pagamentos efetuados nos anos calendário anteriores a 2023, confeccionado e declarando na forma de ajuste anual, que foi objeto da ação processo SINDJUS n. 0032789-86.2011.4.01.3400, onde gerou uma diferença a ser restituída do imposto de renda pago a maior anterior a 2023, esse valor deve ser informado na declaração de ajuste anual de 2024, na ABA de rendimentos isentos e não tributáveis por tratar-se de devolução de tributo.
Em resumo:
ABA RRA – somente rendimentos tributáveis calculados na forma de RRA, pagos em 2023.
ABA Novo rendimento isento e não tributável – Imposto restituído após recálculo processo SINDJUS, código 16.
Para auxiliar na declaração do RRA no Imposto de Renda, o Sindjus disponibiliza um tutorial feito pelo seu escritório contábil, contendo o passo a passo desse procedimento. Clique AQUI para acessar ou veja abaixo:
Importante: preencha os dados com atenção e confira detalhadamente antes de fazer o envio.
A TV Sindjus também trouxe esclarecimentos sobre esse tema na edição do dia 1º de abril, Clique AQUI para acessar ou veja abaixo:
🔥831 Total de Visualizações